Dicas

Cardamomo e os seus benefícios


Postada em 18/05/2020 às 14:19
Por Família Granel


Com origem na Índia, o cardamomo tem sabor e aroma parecidos com o gengibre - na verdade, ele é da família do gengibre. O cardamomo é uma vagem que contém sementes adocicadas e são essas sementes que são utilizadas na cozinha, sendo que também é possível encontrar o cardamomo em pó.


Geralmente, o cardamomo é utilizado em pratos doces, sobremesas ou bolos e pães. Porém, é uma excelente especiaria para fazer marinadas para carnes e temperar o arroz.


O cardamomo também combina com frutas cítricas, baunilha e açafrão, portanto, se usar algum desses outros ingredientes na sua receita, você pode considerar usar o cardamomo também. Por exemplo, se fizer um molho com limão ou laranja, o cardamomo é uma ótima opção para aromatizar.


Além disso, o cardamomo também possui diversos benefícios para saúde!


1. O cardamomo tem grande valor nutricional
O cardamomo possui principalmente carboidratos e fibras alimentas, mas também tem minerais como sódio, potássio, ferro, cálcio, e magnésio. No cardamomo, você também encontra as vitaminas A, vitaminas B e vitaminas C.


2. O cardamomo faz bem para a sua digestão
Essa especiaria ajuda na produção de saliva e suas fibras alimentares auxiliam nos movimentos regulares do intestino e evitam a prisão de ventre. Outro benefício está na prevenção de gases e inchaço, pois o cardamomo contém diversos óleos voláteis.


As sementes de cardamomo também têm substâncias que matam a bactéria H. Pylori relacionada às úlceras; e por ter propriedades relaxantes, o cardamomo alivia dores causadas pela gastrite.


3. O cardamomo faz bem para os seus dentes e hálito
Há indícios que no Egito Antigo, a população mascava sementes de cardamomo para manter a higiene oral. Essa tradição pode ser retomada, especialmente por quem sofre de mau hálito, já que a mastigação de sementes de cardamomo evita a halitose.


Além disso, o cardamomo pode auxiliar na prevenção de dores nos dentes e o seu óleo pode ser usado para manter a saúde dos dentes e gengiva.


4. O cardamomo faz bem para a pele e cabelo
Pela presença de óleos voláteis, o cardamomo acaba nutrindo o couro cabeludo, hidratando-o, ajudando na remoção de caspa, fortalezando as raízes do cabelo e tornando os fios mais brilhantes. Como coadjuvante no combate aos radicais livres, o cardamomo retardada o envelhecimento de células e aparecimento de rugas.


A vitamina C presente na especiaria ajuda a manter a pele saudável e macia enquanto as suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas reduzem manchas, acnes e previnem alergias.


5. O cardamomo auxilia na perda de peso e no funcionamento do sistema respiratório
As fibras alimentares do cardamomo auxiliam na perda de peso, pois podem aumentar a sensação de saciedade, evitando assim que você coma demais. E por ser poder descongestionante, essa especiaria pode complementar o tratamento de gripes e resfriados facilitando a excreção de muco.


Newsletter